Realidade Virtual:

É uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através do uso de sistemas gráficos 3D cujo objetivo é criar a sensação de presença num ambiente virtual diferente do ambiente real. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de equipamentos e de técnicas que ajudem na ampliação do sentimento de presença do utilizador no ambiente virtual. 
É usada para transportar o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente e desliga-o do que o rodeia. Esta é uma experiência imersiva, pois faz o utilizador sentir que está inserido dentro do ambiente. Para conseguir este tipo de experiência, é preciso que o utilizador use um Head-Mounted Display (HMD), isto é, um ecrã usado na cabeça ao nível dos olhos. 



Realidade Aumentada:
 Integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma camera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos, porém atualmente a realidade aumentada é utilizada de muitas formas tais como no ensino, design de produtos, ações de marketing ou em treinamento e suporte em plantas industriais.
É uma experiência interativa de um mundo real, onde objetos que residem no mundo real são “acentuados” por informação perceptiva criada por computadores, incluindo visual, auditiva, háptica, somatossensorial e olfatória. 
Mantém o foco no mundo real, mas introduz objectos virtuais no mundo real com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. O objectivo não é fornecer uma experiência imersiva, mas sim melhorar a interacção com o mundo real. Assim, não só não é necessário tanto poder de processamento, pois não é preciso simular um mundo totalmente novo, como não é preciso nenhum dispositivo especial: Com um smartphone é possível transferir uma aplicação que faça uso desta tecnologia, como o Pokémon GO.


realidade aumentada altera o mundo real do usuário, enquanto a realidade virtual substitui completamente o mundo real do expectador. Realidade aumentada é relacionada a dois termos muito usados, realidade mista, e realidade mediada por computadores.

Webgrafia:











Comentários

Mensagens populares